Eficácia e segurança de IFX-1, um anticorpo monoclonal anti-C5a, em um estudo aberto de fase 2A em pacientes com hidradenite supurativa grave não elegíveis ao tratamento com adalimumabe
Apresentado por
Evangelos J. Giamarellos-Bourboulis, MD, PhD
Fourth Department of Internal Medicine, National and Kapodistrian University of Athens Medical School, Greece
São limitados os conhecimentos sobre a patogênese da hidradenite supurativa (HS). O que se sabe é que os pacientes com HS têm aumento da fração do complemento C5a, um potente amplificador da inflamação, que se correlaciona com a gravidade da doença. Além disso, a fração C5a plasmática também condiciona a produção de TNFα nos monócitos. IFX-1 é um anticorpo monoclonal humano que se liga especificamente ao C5a bloqueando seu efeito.
Foram relatados EAs em 50% (6) dos pacientes, com total de 9 eventos (Tabela).
Nenhum foi relacionado ao IFX-1 e nenhum foi fatal.
Desfechos ou resultados secundários
A resposta clínica (HiSCR) foi estatisticamente significativa no dia 29 em relação ao dia 22 (P<0,05), e se manteve durante todo o período de tratamento aberto, até o dia 50, em 9 dos 12 pacientes.
A resposta observada pelo HiSCR manteve significância estatística durante todo o período de acompanhamento, P=0,09 no dia 134 comparado ao dia 50 em 10 dos 12 pacientes.
Foi observada significância estatística na contagem de AN e nas dimensões das lesões, ambas no dia 50 do tratamento aberto (P<0,0001 comparado ao dia 22) e novamente, no período de acompanhamento, no dia 134 (P<0,0001 comparado ao dia 22).
Os níveis de C5a também estavam significativamente reduzidos no dia 22 e assim se mantiveram até o dia 50 (fase de tratamento) em relação ao basal, P=0,05.
Os níveis de C5a começaram a subir durante o período de acompanhamento, no dia 134, mas ainda ficaram estatisticamente abaixo dos valores originais da avaliação basal, P=0,016.
Conclusões
IFX-1 foi bem tolerado nesse estudo e os EAs foram associados à HS, não ao tratamento.
A eficácia do IFX-1 mostrou resultados promissores, com resposta de 75% no HiSCR ao final do tratamento e 83% de resposta no HiSCR ao final do acompanhamento.
Kanni T, Zenker O, Habel M, et al. Complement activation in hidradenitis suppurativa: a new pathway of pathogenesis? Br J Dermatol. 2018 Feb 6. doi: 10.1111/bjd.16490. [Epub ahead of print]
Declaração de vínculo: O apresentador declarou ter recebido honorários (pagos à Universidade de Atenas) da AbbVie, Biotest, Brahms GmbH e The Medicines Company; declarou ter recebido remuneração como consultor de Astellas, da Grécia, InflaRx GmbH, da Alemanha e XBiotech (paga à Universidade de Atenas); e declarou ter recebido bolsas de estudo independentes (pagas à Universidade de Atenas) de AbbVie e Sanofi. Ele é patrocinado pelo programa FrameWork 7 HemoSpec (concedido à Universidade de Atenas) e pela Bolsa Horizon2020 Marie-Curie da Academia Europeia de Sepse (concedida à Universidade de Atenas).